Pelotas 2° distrito- Colônia Z3

A Colônia de São Pedro, ou Arroio Sujo, como também é conhecida a Colônia de Pescadores Z3, foi fundada em 29 de junho de 1921. Alguns moradores mais antigos afirmam que a família “Costa” (família tradicional local) foi uma das primeiras a se estabelecer na região personificada pelo casal Olegário e Adelaide Costa.No inicio eram poucas pessoas e famílias, vivendo em casas de madeira e palha, oriundas de diversas regiões. Na primeira fase, no início do século XX, os moradores eram do Estado do Rio Grande do Sul, agricultores de cidades como Piratini, Tapes, Viamão e Rio Grande. Já numa segunda fase, à partir da década de 1950, vieram grupos oriundos do Estado de Santa Catarina, oriundos de cidades como Laguna, Itajaí, Florianópolis, entre outras. Eram pescadores. A partir da década de 1960 começaram a vir famílias oriundas de uma ilha conhecida como “Ilha da Feitoria”, localizada à uma hora de barco da Colônia Z3. Numa fase final, a partir do início da década de 1990, começaram a surgir grupos oriundos das periferias urbanas e da zona rural de Pelotas.


Festa de Nossa Senhora dos Navegantes do ano de 1962. A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, representa a força da fé e da esperança dos pescadores em busca de melhores safras e o agradecimento pelas safras.
Pesca artesanal

Vale a pena passar por lá e conferir ainda os brincos, chales, penduricos, entre outros objetos, feitos também com escamas, conchas, peles e redes de pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário