20 de Setembro... dia do gaucho.

 Hoje se inicia a Semana Farroupilha. A nossa semana. A semana dos gaúchos. Onde mostramos nosso orgulho. Até uma república independente já formamos. É justamente esse o motivo da comemoração do dia 20. No dia 20 de setembro de 1835, começava a Revolução Farroupilha. Durante dez anos os gaúchos formaram a República Rio-Grandense. Ainda que, só em 1947, no pós-guerra, um grupo de jovens liderados por João Carlos D'Ávila Paixão Cortes, iniciaram um movimento preocupado com os valores da terra e aos heróis Farroupilhas, criaram a Ronda Farroupilha que deu origem à Semana Farroupilha. Mas certamente não é somente esse o motivo pelo qual o gaúcho tem tanto orgulho em ser gaúcho e levantar essa bandeira. O hino do estado é tão cantado quanto o nacional. É o único estado que tem um centro de tradições. Um não, milhares (até nos EUA existem CTG’s). Não comemoramos nosso dia, mas a nossa semana.
O mês de setembro tem uma grande importância para o Rio Grande do Sul. 20 de Setembro é a data máxima do Estado e do nosso povo. Neste dia, em todos os recantos, os gaúchos reverenciam a Revolução Farroupilha - marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense - suas causas e ensinamentos.
Data transformada em feriado, por decisão da Assembléia Legislativa, a partir de Lei aprovada no Congresso Nacional, em 1996, que estendeu a mesma possibilidade a todos os Estados, o 20 de setembro é uma data que aprofunda o espírito de solidariedade, de ação unitária e coletiva e de patriotismo do povo gaúcho! Gostaria de compartilhar com todos aqueles brasileiros que moram em outros estados ou paises, o lema dos farroupilhas, escrito na bandeira do Rio Grande do Sul - Liberdade, Igualdade, Humanidade - com a certeza de que, juntos, podemos transformar tais valores em realidade viva, expressa nos sentimentos e na ação de cada cidadão cidadão deste País.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário